13 jan, 2021

O Projeto Enraizar CLDS 4G, a Unidade Móvel de Saúde e a Bibliomóvel estão a levar a cabo um conjunto de ações de sensibilização sobre a atual pandemia nas aldeias do concelho de Proença-a-Nova.
De acordo com uma nota da autarquia, num concelho como Proença-a-Nova, o afastamento social necessário nesta pandemia acentuou ainda mais o isolamento das pessoas nas aldeias, sobretudo da população mais idosa. Nesse sentido, Ana Rita Simão, psicóloga do Projeto Enraizar CLDS 4G, tem procurado aferir sobre o estado psicológico dos munícipes, procurando tranquilizá-los, explicando que é normal sentirmos medo, ansiedade e incerteza relativamente ao futuro, é que é preciso saber lidar com esses sentimentos.
Uma das formas de combater esta distância em relação às pessoas mais próximas pode ser através de uma videochamada ou mesmo poder fazer pagamentos para evitar deslocações desnecessárias, estas são algumas das valências da Bibliomóvel.
As primeiras ações deste ano já aconteceram, primeiramente no Vergão e depois nas Fórneas. Na próxima 5ªfeira, 14 de janeiro, será em Lameira d’Ordem, no dia 19 nas Rabacinas e no dia 25 no Peral.