12 jan, 2021

O Município de Oleiros promoveu oito sessões de divulgação com o intuito de esclarecer a população sobre a medida de apoio destinada a fazer face aos prejuízos dos incêndios florestais que afetaram o concelho de Oleiros no Verão passado. O prazo para candidatura à referida medida - 6.2.2 Restabelecimento do Potencial Produtivo - termina a 15 de janeiro.
As sessões de divulgação decorreram em dezembro, nas Freguesias de Cambas, Estreito-Vilar Barroco, Isna e Oleiros-Amieira e contaram com a presença dos técnicos dos Gabinetes de Apoio ao Investidor, de Ação Social e do CLDS 4G Novos Desafios de Oleiros.
Para estas ações foram convocadas, numa primeira instância, as pessoas que constavam nos levantamentos efetuados pelos técnicos do Município no período pós-incêndios. Nelas, diz a autarquia oleirense, foram explicados os procedimentos necessários à realização e submissão da candidatura, tendo ainda sido disponibilizado apoio técnico por parte do Gabinetes de Apoio ao Investidor na elaboração da mesma.
Recorde-se que a maior parte da área ardida em 2020 é composta por povoamentos de pinheiro e eucalipto, tendo ardido igualmente oliveiras, árvores de fruto e pastagens para animais (entre caprinos, ovinos e asininos). Há ainda a registar algumas dezenas de edificações ardidas, entre casas devolutas, arrecadações agrícolas e anexos, os quais devem estar devidamente registados para efeitos de candidatura, acrescenta a autarquia.
O Gabinete de Apoio ao Investidor, localizado no edifício da Câmara Municipal de Oleiros, encontra-se disponível para o esclarecimento de qualquer dúvida.