Castelo Branco
sábado
04/12/2021
Chuva Fraca
Máx: 9º
|Mín: 2º

Concurso do IC31 lançado até ao final deste ano

20 nov, 2021

O concurso público do IC31 vai ser lançado até ao final deste ano.

A garantia foi dada pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, aos jornalistas, após uma reunião com os presidentes das câmaras municipais que compõem a CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – e com a Infraestruturas de Portugal.

A governante explicou que neste momento o projeto encontra-se em fase de elaboração, tendo então um perfil de IC - Itinerário Complementar, e revelou o seu traçado.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, esclareceu também que o projeto terá em conta a salvaguarda do património natural, nomeadamente, do Geoparque Naturtejo.

Este é um projeto há muito ambicionado por este território e pelos seus habitantes. Nesse sentido, a governante referiu que a sua construção irá ter em conta o país, sobretudo esta região e para as suas gentes.

O IC31 vai concretizar o troço poente e central da via através da implementação de um novo traçado e aproveitar as infraestruturas existentes no troço nascente.

Para João Lobo, presidente da CIMBB, mostrou se satisfeito pelo compromisso de execução deste projeto.

João Lobo, presidente da CIMBB, em declarações aos jornalistas após a reunião com a ministra da Coesão Territorial, para a preparação do concurso público para a elaboração do projeto de execução do IC31 até ao final deste ano.

De recordar que o IC31 foi inicialmente incluído no Plano de Recuperação e Resiliência, mas foi excluído do mesmo durante as negociações com a Comissão Europeia. Compreendendo a importância desta ligação, o Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal a desenvolver os procedimentos necessários para a sua implementação. A mesma resolução garante a atribuição de fundos provenientes do leilão do 5G para este investimento, num montante estimado em 45 milhões de euros.

Depois de elaborado na sequência deste concurso público a lançar até ao final do ano, o projeto será alvo de Avaliação de Impacto Ambiental. Está previsto que o concurso para a obra possa ser lançado no segundo trimestre de 2024 e que a intervenção esteja concluída até 2026.

Ricardo Pires Coelho |

Entrevista Mariana Reis

  • Entrevista Paulo Brissos

  • Música do Dia

    Farmácia de Serviço

    sábado04/12/2021 Farmácia Rodrigues dos Santos Rua Prof. Dr. Faria Vasconcelos, N16
    6000-000 Castelo Branco
    Tel: 272949358
    Serviço Permanente:
    Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
    Farmácia de Reforço:
    Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas