Castelo Branco
sábado
04/12/2021
Chuva Fraca
Máx: 9º
|Mín: 2º

Congresso sobre animação sociocultural mobiliza mais de 30 oradores em Proença-a-Nova

24 nov, 2021

O Congresso Internacional de Animação Sociocultural, Geriatria, Gerontologia e os Novos Paradigmas do Envelhecimento irá decorrer em Proença-a-Nova entre 5ª feira e sábado, 25 a 27 de novembro, mobilizando mais de 30 especialistas nesta temática.

Os principais objetivos desta iniciativa foram elencados pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo; pelo vice-presidente, João Manso; e ainda por Ernesto Candeias, docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em representação da Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, durante a conferência de imprensa que decorreu nos Paços do Concelho.

No âmbito da parceria estabelecida com a Associação Intervenção, o Município e o CLDS-4G “Enraizar” e o Município disponibilizam inscrições gratuitas para os profissionais ligados a esta área e demais interessados do distrito de Castelo Branco que pretendam participar no congresso, devendo formalizar a inscrição através da internet. Assim como, de outras partes do país, as inscrições também devem ser feitas na internet, ainda que seja uma noutra ligação. Além da inscrição prévia, está ainda disponível a inscrição no próprio dia.

Recordando que a pirâmide demográfica num concelho de baixa densidade como Proença-a-Nova evidencia as faixas etárias acima dos 45 e dos 65 anos, com menor capacidade de rejuvenescimento e de autorregeneração, João Lobo considera que esta situação tem de ser encarada como uma potencialidade que, naturalmente, levanta determinados desafios a que se têm que dar resposta do ponto de vista do acolhimento e acompanhamento.

Para o autarca, o concelho tem todas as condições para atrair novos moradores já reformados, “tanto aqueles que retornam às suas raízes, mas também estrangeiros que chegam até nós para viver com condições diferenciadas”.

Ernesto Candeias, em representação da Associação Intervenção, destacou o facto de este ser um evento internacional que irá contar com a presença de figuras como “o padre Lino Maia, o padre Fontes, o professor já jubilado Polybio Serra e Silva. Tirando estes, a maior parte são pessoas dos Institutos Politécnicos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, totalizando mais de 30 congressistas”.

Haverá igualmente iniciativas abertas à população em geral. Na 5ªfeira, às 21h30, o cancioneiro popular do Minho será abordado numa conferência por João Pedro da Cruz, um dos elementos do grupo Sons do Minho, pós-graduado em Gestão Artística e Cultural. No sábado será a vez do Padre Fontes promover, às 21h00, um serão com histórias vindas da sabedoria dos idosos, partilhando o palco com o contador de histórias José Craveiro.

Recorde-se que este Congresso é acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (com registo de acreditação: CC PFC/ACC – 107654/20) e releva para efeitos de progressão em carreira de educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial, garantindo 25 créditos.

Entrevista Mariana Reis

  • Entrevista Paulo Brissos

  • Música do Dia

    Farmácia de Serviço

    sábado04/12/2021 Farmácia Rodrigues dos Santos Rua Prof. Dr. Faria Vasconcelos, N16
    6000-000 Castelo Branco
    Tel: 272949358
    Serviço Permanente:
    Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
    Farmácia de Reforço:
    Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas