03 ago, 2022

A 24ª edição do ACANAC - Acampamento Nacional de Escuteiros – está a decorrer em Idanha-a-Nova, até domingo, 7 de agosto, e reúne cerca de 18.500 participantes.
Durante uma semana, estão montadas cerca de 3.500 tendas, além das infraestruturas especificas do encontro, assim como um hospital central de campo ou um supermercado.
“Construtores do amanhã” é o tema da edição deste ano, que se realiza também no contexto dos 100 anos do Corpo Nacional de Escutas, que se comemoram em 2023.
A abertura do ACANAC contou com a presença do presidente da República que visitou todo o espaço, onde não faltaram as selfies com os mais jovens.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a edição deste ano superou a última, realizada há 5 anos, também em Idanha-a-Nova, e realçou a presença de escuteiros estrangeiros.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou também a força e importância do escutismo em Portugal.
O ACANAN é organizado pelo Corpo Nacional de Escutas, em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova. O acampamento principal é no Campo Nacional de Atividades Escutistas, no Monte Trigo, propriedade da autarquia.
À Rádio Castelo Branco, Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal, afirmou que a adquisição deste espaço é “uma aposta ganha”, face ao sucesso do evento.
Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal, em declarações à Rádio Castelo Branco, que o ACANAC é a “afirmação de Idanha” deste movimento escutista e que os cerca de 18.500 participantes serão embaixadores de Idanha-a-Nova.
Ricardo Pires Coelho |