Castelo Branco
domingo
22/05/2022
Céu Pouco Nublado
Máx: 34º
|Mín: 20º

Orçamento Municipal de Oleiros para 2022 foi aprovado

14 jan, 2022

Com um valor fixado acima dos 14 milhões de euros, o Orçamento Municipal para 2022 foi aprovado em Reunião de Câmara e posteriormente em sessão da Assembleia Municipal. O documento, aprovado por maioria em ambas as votações, reflete um forte investimento a pensar na valorização do território e das suas gentes, numa lógica de sustentabilidade e de eficiência na afetação dos recursos, realça a autarquia oleirense.

Na ocasião, Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal, afirmou que “com toda a certeza, continuaremos a assegurar a prestação de serviços públicos de qualidade a todas as pessoas. Trabalharemos afincadamente e com toda a energia”. Como compromisso estratégico municipal, pretende-se afirmar o concelho como um território empreendedor, inovador e atrativo, ambiental e socialmente responsável, onde todos tenham satisfação em residir, trabalhar e estudar e os seus visitantes, vontade de regressar.

A exemplo de anos anteriores, o executivo continua a apostar no apoio social aos seus munícipes. Do mesmo modo, a ação educativa, cultural e desportiva, bem como o fomento à criação de emprego e riqueza, recebem uma importante parcela desta estimativa. Em 2022 o município assume-se como autoridade pública de transportes, garantindo desta forma as deslocações de todos os munícipes à sede de concelho, de forma gratuita.

No que se refere ao investimento, este encontra-se orçamentado num valor global acima dos 8 milhões de euros, pretendendo reforçar a atratividade do território. Nesse sentido, destaca-se o apoio ao empreendedorismo, a ampliação da zona Industrial de Açude Pinto, a instalação de um centro de incubação e desenvolvimento de empresas, a criação de um espaço coworking, a implementação do Miradouro do Zebro, a dinamização do Parque das Devesas Altas, a recuperação e valorização do corredor verde do futuro Parque Ribeirinho de Oleiros e a conservação e restauro do património artístico religioso do concelho, nomeadamente na Igreja Matriz de Oleiros.

Dando continuidade à preocupação do executivo quanto à eficiência energética, ilustrada em várias candidaturas elaboradas, destaca-se o projeto de gestão da eficiência energética na iluminação pública concelhia. No que diz respeito ao espaço rural/florestal e à defesa da floresta contra incêndios, estes continuam a ser uma prioridade assumida pelo elenco governativo.

Para 2022 dá-se continuidade ao fomento da participação cívica, através do Orçamento Participativo, e consolida-se a modernização administrativa e a transformação digital. Segundo o presidente da Câmara, “este orçamento reforça as capacidades autárquicas para que possamos responder com eficácia e responsabilidade a todos os desafios propostos, agindo proactivamente, com a criatividade e resiliência necessárias para superarmos todas as dificuldades e servirmos os cidadãos”.

A NÃO PERDER!

Entrevista André do Karaté.png

Entrevista Marco Rodrigues

  • Entrevista Miguelito da Concertina

  • Música do Dia

    Pub - RACAB.png

    Farmácia de Serviço

    domingo22/05/2022 Farmácia Ferrer Praça Rei D. José, 15
    6000-118 Castelo Branco
    Tel: 272322253
    Serviço Permanente:
    Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
    Farmácia de Reforço:
    Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas