Castelo Branco
sábado
13/08/2022
Chuva Fraca
Máx: 27º
|Mín: 16º

Comissão Europeia entregou certificado IGP ao Maranho da Sertã

21 jul, 2022

A cerimónia de atribuição do certificado de IGP - Indicação Geográfica Protegida - ao Maranho da Sertã aconteceu durante o Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miranda, recebeu o certificado das mãos da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, sob o olhar atento da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que também marcou presença neste ato solene.

O autarca, no momento da entrega do certificado, chamou também ao palco António Simões, da AproSer - Associação de Produtores do Concelho da Sertã -, notando que esta distinção se devia sobretudo “ao trabalho que, durante anos, foi desenvolvido pelos produtores do concelho”.

No seu discurso, Carlos Miranda deixou uma palavra de homenagem ao anterior executivo municipal pelo trabalho desenvolvido durante o processo de certificação e desdramatizou alguma da polémica surgida nos últimos meses com os municípios vizinhos. O presidente da Câmara Municipal lembrou que a “ligação muito profunda que existe entre a população da Sertã e o seu Maranho” e destacou “o papel e o investimento inquestionável que os produtores, empresários e o Município têm feito para valorizar este produto”.

À nossa rádio, recordamos as palavras de Carlos Miranda, onde afirmou o importante passo e contributo que esta certificação significa para a Sertã e para o seu maranho.

Carlos Miranda, presidente da Câmara da Sertã, em declarações à Rádio Castelo Branco sobre a integração do maranho na lista de produto de Indicação Geográfica Protegida.

Por seu lado, durante a entrega do certificado, a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, deixou palavras elogiosas à Sertã e ao seu Maranho, informando que, com esta certificação, o Maranho passa, a partir de agora, a constar “da lista de produtos que a União Europeia protege”.

Ainda na ocasião, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, mostrou-se muito satisfeita com a atribuição desta certificação ao Maranho da Sertã, afirmando que “é uma maneira de dar um selo de qualidade e garantia a um produto único”.

Ricardo Pires Coelho |
promoção de Verão RACAB.png

Música do Dia

Pub - RACAB.png

Farmácia de Serviço

sábado13/08/2022 Farmácia Salavessa Av. da Carapalha, lote 37, 38
6000-000 Castelo Branco
Tel: 272322457
Serviço Permanente:
Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
Farmácia de Reforço:
Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas