Castelo Branco
sábado
02/07/2022
Céu Pouco Nublado
Máx: 32º
|Mín: 17º

Casa do Resineiro inaugurada na aldeia de Corgas

22 jun, 2022

A Casa do Resineiro, novo espaço museológico do concelho de Proença-a-Nova que pretende recordar ou dar a conhecer imagens, ferramentas e obras de arte alusivas não só à atividade da resina, mas também da própria vida no campo, foi inaugurada na aldeia de Corgas.

Em nota é referido que, na inauguração, João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, referiu que se celebrou “a cultura enquanto vetor importante de partilha de conhecimento, na busca de vários significados que vamos traduzindo ao longo da história. Os novos meios tecnológicos permitem-nos manter a identidade destes territórios, mas são as pessoas quem a criam”.

Para o autarca, esta é também uma forma de se manterem vivas as tradições das localidades em que, à semelhança das Corgas, se resinavam os pinhais, com grande impacto na própria evolução da comunidade.

A Casa do Resineiro foi inaugurada por Susana Menezes, diretora Regional da Cultura do Centro, que se mostrou “satisfeita por participar num dia onde evocamos todos aqueles que nos antecederam e que ajudaram a construir este território e todos aqueles que estão a preservar e manter este território”. A diretora lembrou o facto “de este ser um projeto importante, não só para a Direção Regional de Cultura, mas também para toda a região, naqueles que são os desafios que enfrentamos hoje”.

Já Paulo Martins, presidente da Associação da aldeia das Corgas, apontou o facto daquele que hoje é visto como património cultural ter sido, outrora, “o património económico de toda a aldeia e das famílias que aqui viviam e que tinham a resina como principal sustento”.

A autarquia refere ainda que, apesar da área de Proença-a-Nova ser ocupada em 80% por terrenos florestais, a atividade da resina desapareceu já por completo do concelho, residindo apenas nas lembranças dos habitantes mais idosos que passaram por todo o ciclo da resina, estando ainda muito vincado a uma forma de estar e de viver. A inauguração da Casa do Resineiro tenciona recuperar e perpetuar essa memória, resultando da recuperação de um edifício em pedra de xisto, realizada pelo Município, no coração da aldeia de Corgas. O Município é ainda parceiro no projeto de criar a Rede Europeia de Territórios Resineiros com reintrodução da resinagem nos pinhais adultos.

CB Dias Templários 2022.jpg

A NÃO PERDER!

Entrevista Clemente.png

Entrevista Two Step Flow

  • Entrevista Bernardo Alves

  • Entrevista Micaela

  • Música do Dia

    Pub - RACAB.png

    Farmácia de Serviço

    sábado02/07/2022 Farmácia Progresso Rua Presidente Sidónio Pais, 9 e 11
    6000-263 Castelo Branco
    Tel: 272341003
    Serviço Permanente:
    Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
    Farmácia de Reforço:
    Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas