21 jun, 2022

O I Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora, destinado a municípios, comunidades intermunicipais, regiões autónomas, associações empresariais e de desenvolvimento vai decorrer esta 4ªfeira, 22 de junho, em Idanha-a-Nova.
Esta iniciativa pretende apresentar programas relevantes no apoio a emigrantes e/ou ao investimento da diáspora bem como partilhar boas práticas municipais de valorização das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro em prol do desenvolvimento dos territórios, explica em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O programa inclui a apresentação e formalização da Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora, que liga serviços das diferentes áreas de governação, entidades regionais, municípios e associações de matriz empresarial, em especial da diáspora, que apoiam o investimento da diáspora e dispõem dos interlocutores, instrumentos e meios para o efeito.
Está prevista assim a assinatura de protocolo, formalizando esta rede que arranca com mais de 300 entidades. A constituição da rede é dinâmica, mantendo-se em expansão pelas entidades do ecossistema empreendedor português, bem como pelas associações empresariais da diáspora, com especial destaque para as Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesas no estrangeiro.
Este primeiro Fórum vai contar com a apresentação de novos programas, como é referido no comunicado.
Um dos objetivos do evento foca-se na partilha de boas praticas de valorização da diáspora em prol do desenvolvimento dos territórios.
O Município de Idanha-a-Nova, anfitrião desta edição, irá apresentar as suas melhores práticas na atração de habitantes e investimento para o seu território.