23 jun, 2022

Há sete anos no terreno, o programa de Apoio ao Luto do Município de Oleiros já apoiou meio milhar de pessoas no concelho.
Iniciado em março de 2015, este projeto leva aos lugares mais remotos de Oleiros uma psicóloga que se dirige a pessoas que se encontrem em processo de luto. Em nota a autarquia refere que, pioneiro a nível nacional aquando da sua criação, o Programa de Apoio ao Luto começou por ter 50 utentes em 2015. Atualmente, a psicóloga acompanha, com visitas ao domicílio e atendimentos no Gabinete de Ação Social Municipal, em média, 120 pessoas, algumas das quais a precisar agora de apoio após um período longo de isolamento social.
Passados estes sete anos e com um confinamento obrigatório em 2019 e 2020, Rafaela Lopes, psicóloga do município, diz que o projeto acabou por não se restringir à perda de vida humana.
A sinalização dos casos é feita pelo Gabinete Municipal de Ação Social e Serviço Municipal de Proteção Civil, Juntas de Freguesias, da CLDS, Centro de Saúde ou pela própria comunidade (vizinhos ou amigos).
O presidente da Câmara de Oleiros lembra que quando delineou este projeto “foi a pensar sobretudo nas pessoas que vivem sozinhas, que mais facilmente entram em depressão do que se estiverem acompanhadas”.