Castelo Branco
segunda-feira
28/11/2022
Chuva Fraca
Máx: 8º
|Mín: 1º

Fora do Lugar já está de regresso a Idanha-a-Nova

21 nov, 2022

Arrancou em grande a 11ª edição do Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas, em Idanha-a-Nova, com várias atividades.

O concerto de abertura do Fora do Lugar 2022 decorreu na Catedral de Idanha-a-Velha, com Martin Sued (Argentina) e o seu bandoneón e Gabriel Selvage (Brasil) no violão de sete cordas. Foi um encontro entre as tradições da música Argentina e do sul do Brasil, partindo dos pontos em comum entre os dois músicos e compositores.

Em nota, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova destacou a dinâmica e a importância do evento, afirmando que é “muito importante para a nossa estratégia na área da cultura”. Armindo Jacinto realçou que o Fora do Lugar, que entra na sua segunda década, “foi um evento determinante na candidatura de Idanha à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música”. E que o festival “leva a música aos lugares mais inusitados, é um excelente representante desta forma de entendermos a cultura”.

Durante o Fora do Lugar, a ruralidade abre-se ao mundo com propostas musicais oriundas das mais diversas geografias. Este ano os músicos e projetos chegam da Argentina, Brasil, Suíça, Espanha, França e Portugal.

Com a direção artística de Filipe Faria, produzido pela Arte das Musas em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova e financiado pela Direcção-Geral das Artes, o Fora do Lugar apresenta 26 propostas em 9 dias de programação, entre 17 de novembro a 3 de dezembro.

Para Filipe Faria, “o Fora do Lugar é um pouco mais do que um festival. É uma experiência única de lugar, naquele que é para mim o lugar mais bonito do mundo: Idanha-a-Nova, um território muito vasto em área e muito rico e diversificado em património natural, cultural e edificado”.

As propostas musicais mais próximas ocorrem na 6ª feira, 25 de novembro, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, com um concerto do ensemble Myrtho (França/Suíça). No dia seguinte, na Ermida da Senhora da Azenha, a Armonía Concertada da icónica soprano argentina María Cristina Kiehr, acompanhada pelo alaudista Ariel Abramovich, leva um livro de música de vihuela imaginário.

Pub - CMIdanha-a-Nova - Mercadinho da Bio Região.png
Pub - RACAB.png

Música do Dia

Farmácia de Serviço

segunda-feira28/11/2022 Farmácia Nuno Álvares Av. 1º de Maio, 83
6000-086 Castelo Branco
Tel: 272341445
Serviço Permanente:
Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
Farmácia de Reforço:
Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas