Castelo Branco
segunda-feira
28/11/2022
Chuva Fraca
Máx: 8º
|Mín: 1º

Município de Proença-a-Nova promoveu ações de mobilização de proprietários nas Áreas das AIGP’s

24 nov, 2022

O Município de Proença-a-Nova promoveu cinco Ações de Mobilização de proprietários e de incentivo ao cadastro dos prédios nas áreas das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem de Alvito, Corgas, Fórneas e Penafalcão, onde foram transmitidos os objetivos e ações a desenvolver no âmbito do processo das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem/Operações Integradas de Gestão da Paisagem, bem como os procedimentos necessários para o registo dos prédios afetos no Balcão Único do Prédio.

Em nota a autarquia proencense refere que Corgas, Fórneas, Alvito da Beira, Malhadal, Cunqueiros/Penafalcão foram as localidades onde se realizaram estas ações, que contaram com a presença de Técnicos Municipais e proprietários que detêm prédios nestas áreas. Estas áreas foram aprovadas para o Concelho de Proença-a-Nova e definidas tendo em conta que são áreas recorrentemente afetadas por incêndios, nomeadamente os incêndios de 2003, 2017 e 2020.

No âmbito da promoção e divulgação desta temática, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, aponta que “a floresta que queremos ver no território será biodiversa e ambientalmente sustentável, com capacidade de criar valor económico e de ser gerida e valorizada, contando pela primeira vez com apoio do Estado durante 20 anos para essa gestão”.

Entre os principais objetivos elencados neste projeto-piloto estão o aumento da resiliência dos sistemas ecológicos, agrícolas, florestais e destas comunidades face aos riscos associados às alterações climáticas, em particular os incêndios rurais e a perda da biodiversidade; a valorização e remuneração dos serviços prestados pelos ecossistemas; o crescimento sustentável, valorização e coesão territorial e a valorização do capital natural e promoção da economia rural.

Desta forma, os proprietários que possuírem terrenos na área traçada pelas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem deverão proceder à georreferenciação dos seus prédios no Balcão Único do Prédio.

Pub - CMIdanha-a-Nova - Mercadinho da Bio Região.png
Pub - RACAB.png

Música do Dia

Farmácia de Serviço

segunda-feira28/11/2022 Farmácia Nuno Álvares Av. 1º de Maio, 83
6000-086 Castelo Branco
Tel: 272341445
Serviço Permanente:
Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
Farmácia de Reforço:
Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas