Castelo Branco
segunda-feira
28/11/2022
Chuva Fraca
Máx: 8º
|Mín: 1º

Vila Velha de Ródão acolheu Iªs Jornadas "Cuidadores da Memória"

24 nov, 2022

A celebração das primeiras jornadas "Cuidadores da Memória" tiveram lugar em Vila Velha de Ródão, numa organização coletiva entre a ADRACES, a Câmara Municipal local, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e a Academia Sénior.

O evento reuniu vários especialistas e permitiu dar a conhecer o projeto "Cuidadores da Memória", onde a ADRACES está a realizar um exaustivo trabalho de terreno no sentido de fazer o levantamento dos traços da oralidade junto da população e instituições locais da Beira Interior Sul. Em nota é explicado que será este levantamento que irá gerar um estudo etnográfico que irá integrar todo o espólio gerado pelo trabalho de terreno, testemunhos e artigos de especialistas das áreas tratadas, a partir do qual serão gerados diversos produtos culturais para a valorização e divulgação do património estudado.

A Rede Cuidadores da Memória está a ser desenvolvida no terreno através da recolha, salvaguarda, interpretação e recriação do legado histórico e identitário do território, em particular no que se refere aos "alfabetos funcionais da oralidade popular", através do testemunho e partilha de saberes e o "património sineiro" através do resgaste das memórias individuais e coletivas relativas ao património sineiro enquanto identidade destas terras.

Durante as jornadas, o vice-presidente da ADRACES e também da Câmara de Vila Velha de Ródão, José Manuel Alves, salientou o trabalho em curso e os muitos e bons exemplos partilhados como forma de preservar, estudar, interpretar, registar e divulgar as nossas marcas identitárias.

Já Ana Correia, presidente do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, ligou o interesse das populações locais e os atores de desenvolvimento para a importância do património imaterial como um dos pilares do desenvolvimento do território, valorizando os seus traços identitários.

Pub - CMIdanha-a-Nova - Mercadinho da Bio Região.png
Pub - RACAB.png

Música do Dia

Farmácia de Serviço

segunda-feira28/11/2022 Farmácia Nuno Álvares Av. 1º de Maio, 83
6000-086 Castelo Branco
Tel: 272341445
Serviço Permanente:
Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
Farmácia de Reforço:
Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas