Castelo Branco
sábado
16/10/2021
Céu Pouco Nublado
Máx: 23º
|Mín: 9º

Docente do IPCB edita o livro

13 out, 2021

Daniel Raposo, docente da Escola Superior de Artes Aplicada, em Castelo Branco, publicou o livro “O 5º Elemento nas Marcas”, em coautoria com Fernando Oliveira, investigador e docente da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação.

A obra é um tributo a Per Mollerup, que em 1997 cunhou o conceito de 5º Elemento para se referir aos componentes visíveis da marca com carácter marcante, que não são necessariamente o logótipo ou o símbolo, uma vez que, em teoria, qualquer produto ou suporte visual pode vir a constituir-se como tal, desde que tenha carácter icónico, plástico, poder de fascinação, que seja usado sistematicamente e que ganhe dimensão de marca, explica o Politécnico de Castelo Branco. Trata-se de um olhar semiótico, plástico e simbólico sobre os elementos da linguagem visual das marcas no âmbito da cultura contemporânea.

Os dois autores são Designers de Comunicação, docentes de ensino superior em design e, como investigadores, partilham o interesse pelas marcas, particularmente pelos seus sistemas de identidade e linguagem visual.

É desse interesse comum e fruto de um diálogo aberto em contínuo que nasce a quatro mãos o livro “O 5º Elemento nas Marcas”, escrito e editado por Fernando Oliveira e Daniel Raposo.

Entrevista Cörte-Real

  • Música do Dia

    Farmácia de Serviço

    sábado16/10/2021 Farmácia Morgado Duarte Av. Gen. Humberto Delgado, 55
    6000-081 Castelo Branco
    Tel: 272341465
    Serviço Permanente:
    Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
    Farmácia de Reforço:
    Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas