Castelo Branco
segunda-feira
24/01/2022
Céu Pouco Nublado
Máx: 7º
|Mín: -1º

Docente da IPCB estuda propriedades terapêuticas do veneno de abelha

12 jan, 2022

Ofélia Anjos, docente da Escola Superior Agrária, de Castelo Branco, integrou uma equipa de investigação que estudou a atividade anti-inflamatória e as propriedades citotóxicas de quinze amostras de veneno de abelha recolhidas em Marrocos.

Da equipa de investigação fizeram parte investigadores da Faculdade de Medicina e Farmácia Sidi Mohamed Ben Abdellah (Marrocos); do Centro de Investigação de Montanha, (Instituto Politécnico de Bragança); do Centro de Química, e do Observatório de Interações Planta-Medicamento (Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra).

Os dados apresentados destacam os ​​efeitos anti-proliferativos e anti-inflamatórios do veneno de abelha, sugerindo que seja um candidato a medicamento natural a ser explorado, conta o Politécnico de Castelo Branco.

As abelhas usam o veneno produzido no interior do abdômen, e que injetam através do seu ferrão em possíveis predadores, como meio de proteção da colónia. A sua composição tem demonstrado interesse da comunidade científica não apenas para o uso em medicamentos para combate à alergia da picada das abelhas, mas também devido às suas propriedades biológicas e terapêuticas.

A NÃO PERDER!

Entrevista Carluz Belo.png

Entrevista Cristiana Santos

  • Entrevista Gabriela

  • Música do Dia

    Farmácia de Serviço

    segunda-feira24/01/2022 Farmácia Nuno Álvares Av. 1º de Maio, 83
    6000-086 Castelo Branco
    Tel: 272341445
    Serviço Permanente:
    Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
    Farmácia de Reforço:
    Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas