21 dez, 2020

“InterrogAção” é um projeto de intervenção social, que tem como principal eixo de atuação a criação de projetos e iniciativas artísticas, a fim de promover a inserção social e a participação ativa da comunidade.
Nascido em Castelo Branco, “InterrogAção” dirige-se, principalmente, à sua comunidade, alargando-se, sempre que possível, ao distrito. Este coletivo é constituído por Mariana Duarte, Vasco Fazendeiro, Marta Vicente, José Silva e Rita Dias e, através de diversas iniciativas, pretendem dinamizar o interior do país, através da sua história e artistas locais.
Nesse sentido, e em nota enviada à nossa redação, é apresentada a primeira iniciativa deste coletivo, um open call para artistas, que se irá estender até dia 11 de janeiro.
O objetivo passa por elaborar um registo e contextualização do trabalho cultural e artístico desenvolvido no distrito, como também divulgar esse mesmo trabalho nas várias plataformas digitais do “InterrogAção”.
Assim, poderá, ainda, surgir a oportunidade de os artistas integrarem a sua linguagem nas atividades culturais albicastrenses, com destaque para o plano de intervenção. Não existe restrição de idade, nem área artística; o único requisito, imposto pela natureza do próprio projeto, é ser natural, residente e/ou ativo no distrito de Castelo Branco. Para participar, basta preencher o formulário disponível na internet.
Na raiz da intervenção deste coletivo está nos artistas, na cultura e no trabalho para e com a comunidade.