Castelo Branco
sábado
16/10/2021
Céu Pouco Nublado
Máx: 23º
|Mín: 9º

PSD defende novas soluções para a gestão da bacia hidrográfica do Tejo

08 out, 2021

A gestão da bacia hidrográfica do Tejo está “anacrónica e tem de ser repensada atendendo aos problemas de hoje e aos desafios do futuro”.

Quem o diz é o PSD em nota, onde é referido que são várias as ameaças que incidem sobre o rio Tejo e que “prejudicam as populações que vivem ao longo do seu curso, havendo uma progressiva redução do seu valor ecológico e económico”.

 Os sociais-democratas dizem que a vulnerabilidade da posição geográfica a jusante de Espanha não tem sido “devidamente acautelada e as ameaças sucedem-se”, dando como exemplo a “redução dos caudais em períodos críticos, recorrentes episódios de poluição, proliferação de espécies exóticas, perda de serviços dos ecossistemas, riscos acrescidos face ao prolongamento da vida útil da central nuclear de Almaraz”.

O PSD realça também os impactos relacionados com as alterações climáticas que “poderão reduzir ainda mais a disponibilidade hídrica”. Nesse sentido, no futuro, consideram que “a água será cada vez mais um recurso crítico, alvo de disputas transfronteiriças, sendo certo que os consumos continuarão a crescer”.

Na nota pode ler-se que “têm faltado investimentos na gestão hidrológica ao longo das últimas décadas e o Tejo tem estado condenado ao fatalismo de políticas públicas incapazes de se adaptarem a novos paradigmas, não se observando reformas ou mudanças que invertam o curso dos problemas”. Por esse motivo, o PSD considera que “setores como a agricultura e o turismo sofrem consequências negativas e não podem potenciar os recursos do Tejo para criar mais riqueza e emprego numa lógica de economia verde”.

E se atualmente a realidade “já é alarmante”, é necessário “encontrar outras soluções”.

Para os sociais-democratas “Portugal precisa de maior controlo na gestão hidrográfica do Tejo e de reduzir a vulnerabilidade face a Espanha e à intensificação dos impactos das alterações climáticas”.

Face a este cenário, o Grupo Parlamentar do PSD apresentou um projeto de resolução focado em “Novas soluções para a gestão da bacia hidrográfica do Tejo”.

Entrevista Cörte-Real

  • Música do Dia

    Farmácia de Serviço

    sábado16/10/2021 Farmácia Morgado Duarte Av. Gen. Humberto Delgado, 55
    6000-081 Castelo Branco
    Tel: 272341465
    Serviço Permanente:
    Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
    Farmácia de Reforço:
    Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas