27 abr, 2022

Em requerimento dirigido ao ministro do Ambiente e Ação Climática, Cláudia André, deputada do PSD eleita por Castelo Branco, solicitou ao ministro os estudos desenvolvidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, sobre a construção de uma barragem no rio Ocreza e sobre a transferência de água a partir da barragem do Cabril.
Na missiva, a deputada assinala que “os estudos tardam em ser apresentados, os problemas na bacia do Tejo continuam por resolver, há uma tendência de redução de caudais, as alterações climáticas acentuarão as situações de seca, e as populações sentirão cada vez mais os impactos no dia-a-dia e em várias atividades socioeconómicas”.
De recordar que, em 2019, o Governo solicitou à Agência Portuguesa do Ambiente a elaboração de um estudo referente à construção de uma barragem no rio Ocreza, que contribuía para a regularização do Rio Tejo. Estudo este que tinha Outubro de 2020 data prevista de conclusão.
Desta forma, os deputados do PSD requerem a divulgação do estudo, afirmando que “é necessário avaliar as soluções que estão a ser ponderadas e escrutinar a sua relevância em prol do interesse nacional”.