Máx: º
|Mín: º

5 formas de incentivar o espírito de equipa na sua empresa

23 ago, 2022

(Campaign Creators / unsplash)

Está mais que comprovado que um ambiente de trabalho com um forte espírito de equipa é um espaço onde as pessoas são mais felizes e os objetivos são alcançados (e superados!) com maior facilidade.
Mas como garantir que existe suficiente investimento da parte da empresa neste propósito indispensável? Fique a par de algumas estratégias que o podem ajudar a desenvolver o espírito de equipa e a conseguir melhores resultados!

Estimular o sentimento de pertença

Sentir-se parte de algo é extremamente importante para qualquer pessoa, seja no contexto profissional ou pessoal. É por isso que as empresas em que os colaboradores se sentem mais felizes são aquelas em que existe um esforço para a criação de uma comunidade: seguros de saúde, flexibilidade de horários, benefícios variados.

Outra forma comprovada de estimular este sentimento é através das ofertas aos colaboradores de, por exemplo, brindes corporativos. Mais do que simples cadernos, power banks ou roupas, como os que pode encontrar na Gift Campaign, o merchandise da empresa funciona como uma presença constante e fiável na vida das pessoas. Além disso, quando estes brindes são objetos úteis, de qualidade e esteticamente agradáveis, contribuem para que quem os usa atribua estas características à própria marca, desenvolvendo uma relação positiva com a mesma.

Liderar através do exemplo

É através do exemplo que grande parte dos valores e hábitos empresariais são transmitidos. Afinal, se o líder de uma equipa não promover um modo de trabalho organizado e colaborativo, a própria equipa não vai sentir-se incentivada a trabalhar desta forma. Promova um modus operandi estruturado e eficiente através de uma postura exemplar e aberta, liderando conscientemente e mantendo-se disponível e alcançável sempre que os colaboradores precisarem de esclarecer dúvidas ou aprimorar estratégias de trabalho.

Valorizar e investir em cada indivíduo

Uma empresa que se preocupa, cuida e investe nos seus trabalhadores é percecionada como atenciosa e dedicada. Além de contribuir para o desenvolvimento de um espírito de comunidade, a dedicação da organização às pessoas que dela fazem parte é um diferencial significante, que a torna num lugar desejável de pertencer. A disponibilização de acompanhamento individual é, assim, essencial para proporcionar a cada trabalhador o apoio e atenção de que necessita para alcançar o seu potencial. Flexibilidade de horários, apoio psicológico ou benefícios adaptados a cada perfil são alguns exemplos concretos desta valorização.

Também o investimento na formação dos indivíduos, quer seja através de workshops e palestras gratuitas ou de programas de incentivo e bolsas para fins educativos. Esta é uma forma de investir não só na capacidade profissional dos colaboradores, mas também na sua relação para com a empresa.

Apostar em atividades de team building

O estabelecimento de laços sociais é essencial para o bom funcionamento de qualquer equipa, seja a nível coletivo ou individual. Por isso, para promover o espírito de equipa e as relações positivas entre os colaboradores da sua empresa, procure investir em atividades de team building pontuais. Desde opções mais simples, como almoços compartilhados, a atividades diferentes, como escape rooms ou viagens de grupo, as possibilidades são infinitas.

Para além de funcionarem como uma oportunidade para os membros da equipa se conhecerem melhor, estas atividades são também uma ótima forma de descontrair e criar experiências positivas, que farão com que as pessoas se sintam mais confortáveis em ambiente de trabalho.                                                                                                                                                                                             

Estabelecer objetivos realistas

Qual a taxa de cumprimento de objetivos na sua empresa? Saiba que, provavelmente, é possível aumentá-la - basta rever a forma como as metas são estabelecidas. Em contexto empresarial, é frequente que a definição de objetivos e das métricas correspondentes esteja a cargo da liderança. Diversifique este processo, permitindo que os colaboradores envolvidos tenham uma palavra a dizer. Isto vai fazer com que as metas estabelecidas sejam mais realistas, para além de abrir portas para inovações em relação aos métodos de trabalho.

Para estimular o ciclo de reforço positivo, faça questão de mostrar reconhecimento perante objetivos cumpridos e resultados conquistados. Fará com que os trabalhadores sintam o seu esforço valorizado e funcionará como uma motivação para continuarem a dedicar-se à empresa.

Pub - CMIdanha-a-Nova - Mercadinho da Bio Região.png
Pub - RACAB.png

Música do Dia

Farmácia de Serviço

sexta-feira30/09/2022 Farmácia Vitta Zona Industrial-Centro Comercial Alegro-lj 15
6000-459 Castelo Branco
Tel: 272337328
Serviço Permanente:
Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
Farmácia de Reforço:
Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas