Castelo Branco
segunda-feira
28/11/2022
Chuva Fraca
Máx: 8º
|Mín: 1º

A solução para os seus empréstimos está no crédito consolidado: saiba porquê

25 jul, 2022

(goodluz / Shutterstock)

Milhares de portugueses contam com o crédito pessoal para darem asas a projetos pessoais ou compras que, de outro modo, seriam difíceis de se concretizarem, contudo, quando os créditos se acumulam fazendo com a taxa de esforço (Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100) ultrapasse os 50%, percentagem que o Banco de Portugal define como sustentável, o risco de incumprimento aumenta.

Com a inflação a atingir níveis que já não se viam desde os anos 90 e o consequente aumento do preço de inúmeros produtos, as famílias ficam mais expostas a um possível incumprimento do pagamento das prestações dos seus créditos, mas há uma forma de resolver esta situação: o crédito consolidado. Saiba a partir de agora porquê.

Crédito Consolidado: a solução para os seus empréstimos

Na prática, o crédito consolidado é uma solução financeira que consiste em fazer um novo crédito para liquidar um ou mais créditos que o consumidor tenha entre mãos.

Isto significa que, ao fazer um crédito consolidado, estará a financiar-se numa instituição financeira, que liquida por si os créditos que tem junto de outras instituições e que, simultaneamente, também lhe poderá dar acesso a um financiamento extra para qualquer necessidade urgente ou aforro.

É por isto que, normalmente, se chama a um crédito consolidado “juntar os créditos todos num só”.

Para além de ficar com apenas um crédito e uma mensalidade com menor taxa de juro e aumento do prazo de reembolso junto de apenas uma instituição financeira, o que se consubstanciará numa redução acentuada da sua taxa de esforço, o crédito consolidado permite ainda que estabeleça uma data limite para pagar a dívida correspondente aos seus cartões de crédito.

Como se percebe, a sua gestão financeira fica, desta forma, mais facilitada, podendo, igualmente, obter um financiamento extra para um gasto extraordinário ou para um investimento.

O crédito consolidado pode juntar diversos tipos de crédito, mas os mais comuns são os créditos pessoais, clássicos ou de cartões de crédito.

Como se processa a consolidação de créditos?

Se, há uma dezena de anos tinha que se deslocar a um balcão de uma instituição financeira para pedir a consolidação de créditos, com o advento do digital consolidar créditos nunca foi tão fácil.

Para melhor perceber como isso se processa, tomemos como exemplo a proposta de crédito consolidado do UNIBANCO.

Basta uma simples pesquisa no browser de um PC ou smartphone por “crédito consolidado” para facilmente encontrar o site do UNIBANCO ou a página de crédito consolidado da instituição.

Assim que clica no link, vai deparar-se com um simulador de crédito consolidado que lhe vai permitir calcular o valor de mensalidade para valores de empréstimo que vão dos 5 mil aos 75 mil euros e prazos de reembolso entre 24 e 84 meses.

Caso a proposta lhe agrade, só terá que clicar em “Peça Já” e será reencaminhado para um formulário online que deverá preencher e submeter com os respetivos documentos requeridos,

Após a submissão online do pedido de crédito, o UNIBANCO marca da instituição financeira de crédito - UNICRE, irá proceder à análise do seu perfil financeiro e da viabilidade do crédito.

Uma vez aprovado, será procedida à liquidação dos créditos por parte do UNIBANCO e, caso tenha pedido um financiamento extra, o dinheiro enviado para a sua conta.

Apesar dos critérios de aprovação e os documentos solicitados serem semelhantes a outro tipo de créditos, o cálculo da taxa de esforço não tem em consideração a prestação dos créditos que tem em vigor, mas, antes, o valor da prestação do novo crédito.

Não é obrigatório fazer a consolidação de crédito diretamente com o seu banco. A mesma pode ser feita com a entidade que considerar a mais adequada para as suas necessidades.

Depois de realizada a simulação, preenchido e submetido o formulário e assinado o contrato, créditos consolidados como o do UNIBANCO, irão proceder ao pagamento, individual, de cada um dos seus créditos passando a ser o seu único credor.

De referir que o valor de mensalidade que consta do contrato de crédito consolidado mantém-se o mesmo durante o período de vigência do mesmo.

Pub - CMIdanha-a-Nova - Mercadinho da Bio Região.png
Pub - RACAB.png

Música do Dia

Farmácia de Serviço

segunda-feira28/11/2022 Farmácia Nuno Álvares Av. 1º de Maio, 83
6000-086 Castelo Branco
Tel: 272341445
Serviço Permanente:
Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
Farmácia de Reforço:
Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas