06 jun, 2022

Os deputados do PS eleitos pelos círculos de Castelo Branco e Leiria submeteram à Assembleia da República um projeto de resolução em que recomendam ao Governo que dê concretização à requalificação do IC8, assegurando uma intervenção em toda a sua extensão de forma a aumentar as condições de segurança deste itinerário.
Em nota enviada à nossa redação é referido que os parlamentares socialistas justificam que o IC8 é o principal eixo de ligação entre Castelo Branco e Figueira da Foz, tendo particular importância para a zona do Pinhal interior no distrito de Leiria.
No documento pode ler-se que “por esta via de comunicação circulam em grande número, todos os dias, em movimentos pendulares, trabalhadores dos setores privado e do setor público, nomeadamente das áreas do comércio, da saúde, da construção civil e do ensino. As deslocações a consultas de especialidade ou a atendimentos de emergência médica especializada fazem com que a circulação de veículos de emergência médica seja também uma constante”.
No texto, explica-se ainda que os Serviços Regionais de Coordenação implicam deslocações frequentes utilizando esta via de comunicação e que a alternativa em transporte ferroviário não é eficaz temporalmente, sendo que os restantes transportes públicos circulam também no IC8.
Neste contexto, os deputados socialistas dos distritos de Castelo Branco e Leiria consideram prioritário realizar uma intervenção nesta via, com alteração e requalificação do traçado e perfil, que garanta uma adequada mobilidade e também uma maior segurança rodoviária.
Assim, no projeto de resolução é recomendado ao Governo a concretização da requalificação do IC8, assegurando uma intervenção em toda a sua extensão que contemple, em especial, as medidas necessárias para aumentar as condições de segurança da via no troço entre Pombal e Avelar, tendo em conta as conclusões de uma inspeção de segurança.