Castelo Branco
sábado
02/07/2022
Céu Pouco Nublado
Máx: 32º
|Mín: 17º

Cláudia André questiona financiamento para ensino superior no interior

11 mai, 2022

No âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2022, a deputada do PSD Cláudia André, eleita por Castelo Branco, questionou a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobre o financiamento das Instituições do Ensino Superior do Interior.

Salientando que em Portugal “cerca de 50% dos alunos do ensino superior estudam na capital”, Cláudia André reforçou a ideia de que “todos reconhecemos a importância do ensino superior no desenvolvimento do território, fixação das populações e competitividade económica. No entanto, tal como noutros sectores, as instituições de ensino superior no interior são muitas vezes prejudicadas pela competitividade dos cursos, pelo número de alunos, nas bolsas de investigação e outras atividades com menor financiamento”.

Nesse contexto, a parlamentar deu o exemplo da UBI - Universidade da Beira Interior -, que “deveria ter recebido no seu orçamento mais 6 milhões de euros” e acrescentou que “esta é das universidades portuguesas que recebe menos financiamento por aluno e, ainda hoje, não é compensada com o aumento da sua estrutura com a criação da Faculdade de Medicina”.

Cláudia André quis saber se “a reformulação do modelo de financiamento das Instituições de Ensino Superior terá como critério diferenciar estas instituições que estão localizadas no interior”.

CB Dias Templários 2022.jpg

A NÃO PERDER!

Entrevista Clemente.png

Entrevista Two Step Flow

  • Entrevista Bernardo Alves

  • Entrevista Micaela

  • Música do Dia

    Pub - RACAB.png

    Farmácia de Serviço

    sábado02/07/2022 Farmácia Progresso Rua Presidente Sidónio Pais, 9 e 11
    6000-263 Castelo Branco
    Tel: 272341003
    Serviço Permanente:
    Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
    Farmácia de Reforço:
    Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas