Castelo Branco
segunda-feira
28/11/2022
Chuva Fraca
Máx: 8º
|Mín: 1º

Tecnologia: O Que Mudou no Mercado Financeiro?

16 nov, 2022

A tecnologia tem transformado profundamente a forma como se desenvolvem as transações financeiras e os processos bancários. Mas sabe quão profundas foram estas mudanças?

A evolução tecnológica veio alterar significativamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. E, no meio de um mundo tão interligado, claro que o mercado financeiro não podia ser exceção.

A tecnologia transformou radicalmente a relação entre instituições financeiras e consumidores. Atualmente, é possível gerir praticamente qualquer questão financeira através de um telemóvel, desde um simples pagamento a uma transferência bancária.

Tudo de forma totalmente segura e confiável. São, aliás, processos que já se tornaram parte das nossas rotinas diárias e que já nem sequer questionamos.

Mas será que tem consciência de todas as transformações que a tecnologia trouxe ao mercado financeiro e como pode facilitar a sua vida?

4 Exemplos da Tecnologia Aplicada ao Mercado Financeiro

Se antes era necessário passar horas na fila do banco para tratar de praticamente qualquer questão relacionada com os seus bens financeiros, hoje a realidade é bem diferente.

Atualmente, é possível tomar uma infinidade de decisões sobre o seu dinheiro com apenas alguns cliques num dispositivo móvel com internet.

Mas o uso da tecnologia no mercado financeiro vai muito além do simples acesso à sua conta através de tablets ou smartphones. A digitalização permitiu, e continua a permitir, a agilização de processos, a criação de novos produtos e o desenvolvimento de diferentes modelos de negócio.

E os benefícios para instituições e clientes são inquestionáveis.

Gestão financeira digital

Uma das primeiras mudanças estimuladas pela evolução tecnológica foi o aparecimento das apps de homebanking.

As aplicações móveis dos bancos, disponíveis para instalação nos seus dispositivos móveis, passaram a permitir fazer a gestão dos seus ativos financeiros através da internet.

Consultar o saldo, ver o extrato dos cartões de crédito e fazer transferências bancárias passaram a ser tarefas muito mais simples e possíveis de realizar enquanto está sentado no seu sofá.

Abertura de conta à distância

A mudança anterior trouxe-nos a esta segunda transformação. É que também já é possível abrir uma conta bancária 100% online, à distância e em apenas alguns minutos.

Através da app ou do site oficial do banco, consegue iniciar o processo, autenticar-se através de sistemas digitais e abrir uma nova conta em seu nome. Tudo, sem ter de se deslocar a um balcão.

Pedidos de crédito imediato

Esta é, provavelmente, uma das maiores mudanças de paradigma no que se refere ao mercado financeiro. A digitalização permite hoje contratar financiamento totalmente online, com aprovação e concessão céleres.

Seja através do simulador online do banco ou de um intermediário de crédito, com apenas alguns passos já é possível conseguir um crédito pessoal rápido através da internet. Poderá submeter os seus documentos através de processos digitais e autenticar-se com a assinatura digital.

Cartões e pagamentos online

Usar um cartão físico para fazer compras em loja ou online passou a ser praticamente uma raridade. Multiplicam-se as plataformas de pagamentos digitais e criação de cartões virtuais que permitem pagamentos contactless e sem qualquer cartão físico.

A aplicação MBWay, por exemplo, conquistou os portugueses e é hoje uma das formas de pagamento mais utilizadas em território nacional.

Pub - CMIdanha-a-Nova - Mercadinho da Bio Região.png
Pub - RACAB.png

Música do Dia

Farmácia de Serviço

segunda-feira28/11/2022 Farmácia Nuno Álvares Av. 1º de Maio, 83
6000-086 Castelo Branco
Tel: 272341445
Serviço Permanente:
Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
Farmácia de Reforço:
Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas