Castelo Branco
segunda-feira
28/11/2022
Chuva Fraca
Máx: 8º
|Mín: 1º

Liquidou o Crédito Pessoal, Mas Não Cancelou o Seguro de Vida: Pode estar a Perder Dinheiro

26 out, 2022

Se já fez um crédito ao consumo para comprar um automóvel, fazer obras ou estudar e foi-lhe requerido que contratasse um seguro de vida, saiba que este não é extinto com a liquidação do crédito. Fique a saber se ainda poderá recuperar algumas centenas de euros.

Algumas instituições de crédito exigem a contratação de seguros de vida aquando do pedido de crédito pessoal, por forma a garantir o pagamento do empréstimo em caso de morte ou invalidez do cliente.

Esta é uma prática obrigatória no caso dos créditos à habitação, no entanto, também se pode aplicar em créditos ao consumo e cartões de crédito quando o montante emprestado é mais elevado.

Apesar de poder ser exigido pela instituição de crédito, o seguro de vida não deixa de ser considerado um serviço à parte e por isso, é feito um contrato apenas para este. Desta forma, se acontecer alguma fatalidade durante a vigência do contrato, a seguradora paga o montante de crédito em falta à instituição credora e aos herdeiros.

Sabendo que esta é uma realidade comum, partilhamos hoje consigo aquela que pode ser uma opção viável para obter uma poupança de centenas, senão mesmo de milhares de euros e que deverá conhecer antes mesmo de avançar com um pedido de crédito pessoal online.

 

É Possível Cancelar o Seguro de Vida que Tenho Associado ao Crédito Pessoal?

A resposta mais simples a esta questão é: depende. Cada instituição credora impõe condições distintas aos seus clientes. Estas são estipuladas inicialmente pelo contrato que é assinado entre o credor e o consumidor.

Desta forma, deverá recorrer a este documento e ler as condições estipuladas para o cancelamento do seguro, pois apenas é possível cancelá-lo se a apólice tiver estipulado pagamentos mensais, ao longo de todo o contrato.

Isto é, se pagou a totalidade do prémio do seguro assim que iniciou o contrato de crédito (muitas vezes, acontece ser feito um único pagamento contendo os custos do crédito e do seguro juntos), já não será possível cancelá-lo antes de liquidar todo o montante em dívida.

 

Mas o Que Acontece Se o Seguro Não For Cancelado?

Quando, por algum motivo, o cliente se esquece de cancelar o seguro de vida associado a um crédito que já liquidou, esse seguro continuará a ser debitado e o cliente estará a perder dinheiro anualmente.

Caso possua um crédito ao consumo cujo montante conseguiu liquidar antes do prazo estipulado contratualmente, deve saber que é da sua responsabilidade cancelar o seguro assim que o crédito é totalmente pago.

Isto torna-se ainda mais relevante em casos em que o seguro é incluído como um custo agregado ao próprio pacote de despesas com o crédito, pois aí à partida já terá pago o valor do prémio logo à cabeça quando iniciou o período de dívida, como explicamos em cima.

Para que seja mais claro, imagine o seguinte cenário:

Contratou um crédito pessoal em 2020 por um período de 5 anos, no entanto, ao fim de 1 ano conseguiu liquidá-lo.

Para conseguir este crédito, foi-lhe solicitado que contratasse uma apólice de seguro de vida que cobriria a totalidade do montante em dívida.

No entanto, como contratou o crédito e o seguro juntos, julgou que ao liquidar a sua dívida, estava também a terminar o seguro de vida.

Em 2022, apercebe-se de que o seguro continua activo e como tal, contacta a seguradora para solicitar o estorno, no entanto, o estorno só é válido a partir do momento em que é pedido, e não, desde o dia em que liquidou o crédito.

Isto significa que, neste cenário, ao não ter cancelado o seguro assim que liquidou o seu crédito, acabou por perder um ano de mensalidades destinadas ao pagamento do seguro de vida e que poderiam ter-se juntado ao restante valor a receber de estorno.

Enquanto que os seguros de vida associados aos créditos à habitação vão acompanhando o valor em dívida ao banco, isto é, à medida que vai pagando as suas prestações mensais, o prémio vai sendo ajustado, o mesmo não acontece com os créditos ao consumo.

É por isso muito importante que, ao contratar um crédito de curto a médio prazo em que lhe seja exigida a realização de um seguro de vida, verifique se o pagamento do prémio é feito à cabeça ou se será incluído nas prestações mensais. A sua próxima poupança poderá estar aí mesmo.

Pub - CMIdanha-a-Nova - Mercadinho da Bio Região.png
Pub - RACAB.png

Música do Dia

Farmácia de Serviço

segunda-feira28/11/2022 Farmácia Nuno Álvares Av. 1º de Maio, 83
6000-086 Castelo Branco
Tel: 272341445
Serviço Permanente:
Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
Farmácia de Reforço:
Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas