Castelo Branco
segunda-feira
28/11/2022
Chuva Fraca
Máx: 8º
|Mín: 1º

Transferência de Crédito Habitação: Uma Solução Para Poupar?

18 out, 2022

Se está descontente com o custo mensal do seu crédito habitação, é normal que pondere uma transferência de crédito. Conheça esta solução e saiba se há alternativas.

A compra de uma casa pressupõe, à partida, um pedido de crédito habitação ao banco. Consequentemente, este financiamento terá um peso significativo no orçamento mensal durante vários anos.

Claro está que este peso pode começar a tornar-se insuportável quando o cenário económico do país se agrava. Nestes momentos, é necessário fazer contas à vida e perceber quais as opções para fazer face aos gastos.

É nestas alturas que muitos portugueses poderão começar a equacionar fazer uma transferência de crédito habitação, de modo a conseguir condições mais vantajosas.

Se acha que a sua prestação da casa está demasiado elevada, então transferir o crédito habitação pode ser uma boa solução. Mas não é a única - e convém esclarecer todas as dúvidas.

O Que é Uma Transferência de Crédito Habitação?

Se por um lado é verdade que o crédito habitação é um compromisso a longo prazo, também é uma realidade que não é obrigado a ficar “preso” ao mesmo banco durante anos.

É possível e permitido transferir o seu crédito habitação para outra instituição, se bem entender e considerar ser benéfico para si. É que podem mesmo existir opções mais vantajosas na concorrência e deve aproveitá-las.

Basta comparar as ofertas disponibilizadas por outros bancos e perceber se alguma é do seu agrado. Claro está que o principal objetivo desta transferência é conseguir melhores condições e poupar mais na prestação mensal.

Ao fazer a transferência de crédito habitação, a nova instituição financeira fica encarregue de pagar antecipadamente o seu crédito habitação ao banco onde tem o seu contrato de crédito atual.

Depois, cabe-lhe a si reembolsar a nova entidade. A diferença é que serão aplicadas as condições negociadas no novo contrato, que, à partida, serão melhores do que as do empréstimo original.

A transferência de crédito habitação permitir-lhe-á poupar algum dinheiro, uma vez que existe uma grande probabilidade de conseguir um crédito mais barato, com prestações mais baixas. Adicionalmente, poderá também eliminar produtos extra, totalmente desnecessários, e negociar o spread aplicado ao financiamento.

Como Fazer?

A transferência de crédito habitação pode ser feita a qualquer momento durante o período em que o contrato de empréstimo esteja em vigor.

Em primeiro lugar, deve informar o seu atual banco acerca da sua vontade de proceder à transferência. A entidade dispõe de 10 dias para disponibilizar todos os dados e documentos necessários ao banco para o qual vai transferir o empréstimo.

Depois, esta segunda instituição fará um novo contrato de crédito habitação consigo. Para isso, terá de entregar a documentação necessária habitualmente em qualquer contrato de crédito habitação.

Adicionalmente, será também preciso entregar uma cópia da escritura da casa.

Existem Alternativas?

Transferir o crédito habitação por si só não é a única alternativa para conseguir o tipo de poupança que procura. Existe outra opção e até pode ser mais vantajosa.

Se além do crédito habitação, também possuir, por exemplo, um crédito pessoal tradicional ou um crédito automóvel, pode ser mais benéfico para as suas contas se consolidar os seus empréstimos.

Estaria a juntar os seus financiamentos, ficando apenas com uma mensalidade. Poderia estender o prazo de pagamento e, assim, pagar menos todos os meses.

Resultado? Pode conseguir poupanças superiores a 50%.

Graças ao avanço tecnológico, obter este tipo de financiamento é hoje mais fácil. Poderá até ser mais simples do que uma simples transferência de crédito.

Já é possível simular e pedir o seu crédito consolidado online, podendo submeter toda a documentação através de processos digitais.

Bem vistas as coisas, esta solução permite igualmente transferir o seu crédito habitação para outra entidade, neste caso a que escolher para o seu crédito consolidado, mas poderá obter uma poupança maior.

Pub - CMIdanha-a-Nova - Mercadinho da Bio Região.png
Pub - RACAB.png

Música do Dia

Farmácia de Serviço

segunda-feira28/11/2022 Farmácia Nuno Álvares Av. 1º de Maio, 83
6000-086 Castelo Branco
Tel: 272341445
Serviço Permanente:
Das 09:00 do dia indicado até às 09:00 do dia seguinte
Farmácia de Reforço:
Só aos Sábados das 08:30 às 12:30 horas